Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Da Maiêutica I

"Ao meu redor procuro entender o que virá
Se bem longe eu vou estar...
Diante de TI eu entreguei os meus caminhos
Pra Te sentir e nunca mais chorar sozinho...
Mas cansado estou e fraco a esperar...
Que Tua doce voz venha meu sono despertar..."♪ Rosa de Saron - As dores do silêncio


Enquanto passamos dias a fio buscando algo que não sabemos, ao certo, o que é, não nos damos conta do quanto em tempo é desperdiçado. Recobro a maieutica... por mais uma vez balbucio mais algumas palavras que, para alguns têm valor :)
É com os que me importo. Há tanto o que ser feito, mas fazemos tanto para PERMANECER... permanecer estagnados, permanecer numa pseudo-evolução... simplesmente, permanecer... Orações diárias, leituras cotidianas... diálogos produtivos e proveitosos...? Não sei :) Apenas, permanecemos. O que há? o que se passa?!
Muitos buscam valores... e ainda exigem tais valores nos seus próximos... entretanto... onde estão os próprios valores? Existem? Não... há, unicamente, uma forma absoluta de querer e não ser "querido"... É algo muito engraçado isso. Não olhamos ao nosso redor. Esquecemos dos nossos pensamentos. Esquecemos de uma singela passagem que muitos conhecem e diz "o que se planta, colhe-se" :)
Se semeio amor, logicamente tendo sido bem semeado, não haverá meio de nascer ódio ou rancor. Se semeio compreensão, é óbvio que não nascerá uma árvore de discórdia. E creio muito bem que o contrário também aconteça. Ou não?! Isso é lógica matemática?! Não, é uma sutil observação empírica :) Não posso colher maçãs se plantar com sementes de uva :)
Ah, mas o rancor é tão bom... o ódio é tão maravilhoso... ambos nos fazem crescer o EGO (eita vilãozinho chato.........rs) e vendar nossos olhos para o que somos e para o que podemos nos tornar. É fato: tudo é uma sequência de escolhas... procede?! ;)
Optar pelo amor é uma ótima solução, mas que demanda tempo e muito trabalho. Escolher ser "diferente" e não temer as consequências, não requer coragem, mas paciência... pois os resultados não vêm no processo, mas a partir da conclusão dos mesmos. :) Podemos escolher viver num mundo maravilhoso de ilusões e fantasias, ah, que lindo! Mas podemos tornar esse mundo rancoroso e cheio de ódio um real paraíso :) Alguém aee se habilita?! (opa, senti que faltou garra, coragem, mas, principalmente, o anseio por sair da ESTAGNAÇÃO...é tão bom deixar como estar, né?! para que se mover?! vamos ficar parados, gente!! rs...)
Bom mesmo é sair pela rua e observar as pessoas. Quem deu um bom dia a um pedinte hoje ae?! (cri...cri...cri... é, acho que ouvi um grilo...) Quem olhou nos olhos de um desconhecido e o amou com o Ágape!? Isso mesmo, sem preconceitos, sem se preocupar com o mau odor... e de comer?! beber?! "Tive sede e me destes de beber; tive fome e me destes de comer"???? Não?! :)
Continuamos num mundo fabuloso... e, quando nos deparamos com a realidade, é que lembramos que nossos problemas não são nada :) E não são mesmo. Dói o que passamos, até descobrirmos que existem pancadas infinitamente maiores. E só descobrimos isso no "outro", mas a real sensação... jamais descobriremos, senão, por uma fatalidade.
Não afirmo que devamos almejar que o mal recaia sobre nós... não, muito pelo contrário. Devemos só agradecer. Independentemente do que ocorra. :) Deus quer a felicidade de todos. E, se estamos em "melhor situação", por que não assistir aos que não estão? Claro!! :) Isso não nos fará melhor ou pior em nada, mas estaremos cumprindo com o que é, de fato, fonte de preocupação.
Perdemos nosso foco, diariamente, por fatores externos que influenciam nossos pensamentos fortemente. Será que somos suficientemente fortes para lutar contra isso? Será que somos hipócritas para dizer "claro que sou!!" quando, na verdade, o tempo inteiro há ataques infindáveis em nossas fraquezas? Alguém aí se sente um "sobre-humano"?!?! Cara... eu não :) Sou muito fraco... e finalizo com um lindo trecho. Boa reflexão a todos :)


"Abro o coração, coloco-me aos Teus pés,
Noite escura, agora é manhã...
Falo com Rara Calma
Sou o que sou, sem TI SOU FRACO, mas sempre
TIVE VOCÊ AQUI PERTO DE MIM..." ♪ Rara Calma - Rosa de Saron


Paz e bem a todos!!


Passivo de edição!!! :)
Pode cooperar, galerinha!! :) correções ortográficas e críticas, dicas de temas, sugestões para acréscimo nos textos, mandem ver aee!!! \o/

3 comentários:

  1. Carambaaa,,.. um belo texto, olha aí, a velha e útil ironia rsrs que nos faz repensar nossas atitudes ou msm a nossa falta de atitude!. Parabéns! Deus te abençoe, ah, seria mto legal, se vc fizesse uma crítica sobre o apelo sexual que existe em certos programas de tv e o olhar cristão com relação à isso . Paz e bem ^^
    Pâm (bb)

    ResponderExcluir
  2. Por partes, esquartejando o texto.

    “ É com os que me importo.” Importa-se apenas com aqueles que valorizam suas palavras e opniões?
    “ Querer e não ser querido.” Essa é uma luta constante do ser humano, afinal ninguem é obrigado a gostar de ninguem, mas como é difícil nos darmos conta disso e ainda mais difícil é aceitar tal situação.

    “ O que se planta, colhe-se.” Talvez não, às vezes depende do terreno que plantamos, nem sempre fértil, nem sempre produtivo.

    Ego – concordo plenamente com esta colocação. O ego é um dos maiores vilões que o ser humano ja traz inserido em si, alguns aprendem a lidar com isso, parece-me ser o teu caso, outros nem tanto, parece ser o meu caso.

    “Mundo de fantasias.” Viver é uma arte, um dom, nem todos sabem saborear desta maravilha. Ilusões e sonhos, fantasias são paleativos, coisas pequenas que ajudam a melhorar o que no real é feio e dolorido. Muitas vezes, escolhe-se pela fantasia, pois assim encontra-se uma felicidade, que pode até ser falsa, mas que não deixa de ser boa aos olhos de quem sente. Cada pessoa procura seu próprio meio de viver, como você mesmo disse: é tudo uma questão de escolhas! Cada um faz a sua.

    “ Vamos ficar parados gente!” Você ja deu o primeiro passo? Se sim, demonstre isso, estimule o próximo para que este perceba o quanto é bom dar um passo. Que tal?

    Você deu o bom dia?
    .
    .
    .
    .
    .
    Etc.

    Acredito que, mais vale fazer em silêncio que divulgar o que é feito para receber aplausos.

    Se faz, estimule o outro a fazer também, não cabe a você julgar as atitudes de outros humanos, ou será que cabe? Não.

    Nossos problemas não são nada- concordo plenamente, sabias palavras. Discordo quando diz que ajudar não nos fará melhor, acredito que nos faça sim, só depende de onde isso nos toca, se no ego ou na alma.

    Concordo quando menciona sobre nossas fraquezas, sabia colocação.

    No mais, o texto é ótimo. Parabéns!

    Ps: eu nunca entendi o porquê de a vida ser uma eterna luta entre o bem e o mal, cabe um texto para explicar isso?

    ResponderExcluir
  3. Ótimo comentário!! Gostei muitooooo!!! *-* Digno de um(a) grande educador(a)!!! :) Nada mais belo que isso!!! :)
    Com uma pitada de Amor, será fácil de se encontrar as respostas nas entrelinhas :)
    Paz e bem ^^

    ResponderExcluir