Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"O Porão"

Tem dias em que os nossos pensamentos parecem estar mais aleatórios do que nunca...
Sentimos, ou não, estar devaneando mais que de costume, entretanto isso pode ser uma resposta para o que não sabemos ainda do que se passa conosco.
 Deparamo-nos com o espelho de nós mesmos... e percebemos o quão embaçado ele está. O que levou à tanta sujeita, tanta poeira ou embaçamento? Por que nos deparamos com pensamentos tão soltos? E onde está a nossa força de vontade para limpar?
Certa vez li num livro que "é importante limparmos nosso porão, afim de alcançarmos o sótão de nossa casa". E é verdade...
Começamos com o entulho que se encontra em nós... e vamos percebemos que há muito o que se fazer... Mas há tanto o que ser feito que acabamos, sempre, adiando o início da limpeza. Até quando?
Enquanto somos temporalmente jovens, buscamos viver intensamente o "agora" e acabamos pecando ao esquecer que "todo carro, para uma viagem, necessita de uma manutenção periódica"... e é verdade: pneus ficam carecas, a água do radiador deve estar sempre limpa, o óleo do motor precisa ser viscoso... São coisas simples, mas que, sem elas, não dá para se fazer uma viagem legal. :)
É muito cômodo quando, enquanto jovens, temos nossos queridos pais para fazerem nossa "manutenção"... e isso me lembra um pouco a canção do Pe. Zezinho, quando ele fala que "na disputa entre os pais e os filhos, para o recém-nascido, é 10 x 0 para os pais"... e assim ele segue fazendo uma linda analogia entre a vida e um jogo, sabiamente. Tenho percebido, ao longo de minhas missões, o quanto está crescente o número de jovens velhos... e o mais interessante é que há um surgimento assombroso, em consequência de tal situação, de velhos jovens também. E o que seriam?
Jovens velhos caracteriso por aqueles que tanto desejam, sonham, esperam pela maioridade... entretanto, estão sem consciência do que representa a adultez da vida: responsabilidades, reflexões acerca de ações, comportamentos; o que leva um adulto a ser chamado de adulto? O mesmo que diferencia um bebê de um idoso: fases (e, isso, tentarei não explorar por hora... mas, quem sabe, se Deus me ordenar fazê-lo, em breve o farei...).
Já os Velhos jovens... ah, que maravilha! É a plena inversão do que se passa com os jovens. Entretanto, mesmo sem saber quantos já pensaram no assunto, ou perceberam sobre o mesmo, é um assombroso contrário! Percebi isso com um exemplo muito próximo, dentro da minha família, há alguns anos atrás... realmente, aquilo me deixou fascinado :) Motivo?
A vida nos propicia um estado de evolução para o fortalecimento. Deus quer que nos tornemos verdadeiras árvores de Carvalho (esse é um bom tema... em breve ^^ ): o carvalho é tido como a única árvore capaz de resistir a qualquer tipo de catástrofe natural, pois suas raízes fincam-se profundamente a ponto de nada conseguir arrancá-lo do lugar. Entendo-o como sendo a plena forma adulta.
E como poderia o "carvalho" ser ameaçado, já que possui tão bem estabelecidas raízes?! Sim, foi isso que me surpreendeu... e me levou à reflexão de um outro tema: a falibilidade do ser humano. Entretanto, ao verificar tal ponto, percebi que não seria essa necessariamente a resposta do caos, mas o fato de permitir, já tendo consciência do todo, sendo Carvalho formado, que acontecesse o que denominei regressão.
Aonde vamos? Os papéis parecem estar se trocando... e o caos está se estabelecendo "silenciosamente", à passos largos, e ninguém (ou apenas alguns) está se dando conta da gravidade.
Percebamos a lógica: se, por um lado temos jovens que anseiam a adultez, mas que não aceitam ser responsáveis, mas unicamente querem o "poder" do ir e vir, por outro lado temos um grande grupo de adultos que não estão se observando enquanto adultos... Que estão querendo "recuperar" aquilo que se passou... ou seja, estão querendo quebrar as regras naturais da vida, e o carvalho deseja voltar a ser uma semente novamente... mas, por que desejaria alguém, implícita ou explicitamente, voltar a ser uma semente?!
Buscamos respostas... mas todas elas já se encontram numa única coleção de livros... e, nessa coleção, já consta que "filhos se voltarão contra os pais e vice-versa"... e o pior... é que há tanto já fora escrito! E não demos conta pela simples falta de fé... pela simples falta de Philia (amor).
Se tenho um posto a ser cuidado, devo ser forte e admití-lo, pois "Deus não permite uma cruz que seja maior do que a que eu posso carregar"... A caminhada é difícil... o caminho é muito estreito... e devemos, sempre, tentar.
Todo o caos está contido em mais uma máxima bíblica: "Deus não se afasta de nós, mas, nós, dEle"... ou ainda "Deus ama o pecador...e não o pecado". Precisamos de exemplos vivos? Mas...e o caos? Infelizmente, eu não posso fazer por você o que você deve fazer... mas posso tentar tirar a poeira do meu espelho (mesmo sendo frágil, falível...) para que você possa enxergar a si mesmo em mim! E eu em você... isso é amor? Sim... "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"... pois, se me vejo em você, é porque percebo que você é igualzinho a mim, e que, juntos, somos "imagem e semelhança" da perfeição (Deus). Saber disso, sei, é maravilhoso... entretanto... viver isso é ainda melhor!  
Acho que é bom começarmos a limpar nosso "porão" (isso mesmo, aquele lugar que fica no subsolo das casas, como aparece nos filmes, e que está cheio de entulho!), redecorá-lo e transformar em um lugar mais bonito e agradável de estar (como se fosse um álbum de fotografias, repleto de boas lembranças...) e, em seguida, subirmos para fazer uma faxina na sala do nosso coração. ^^



Deus te abençoe :)

"A pior solidão é a de quem não quer amar" ♪ (Iahweh - Volta)

Paz e bem a todos...

3 comentários:

  1. Vc sempre toca nas minhas feridas e, como ninguem, me faz entender o que eu preciso mudar em mim.

    Sabe quando vc ler aquilo que devia ler? Na hora certa, no momento certo, o momento em que eu sinto que tenho o coração aberto para isso, para limpar o porão....

    é o que eu quero e preciso fazer....

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes limpar o porão é dificil, precisamos de ajuda, então o que fazer quando esse "ajudante" não pode nos ajudar? Faxinar de um modo abstrato pode até ser possível, mas muitas vezes precisamos "espremer feridas, tirar o pus", que nela ainda existe! Pra só assim viver a plenitude do AMOR! O perdão é uma das melhores maneiras para se começar a faxina, e assim, chegar ao sotão... Ahh é como é complicado chegar ao sotão! Pois depois do porão limpo, temos toda uma casa para arrumar, isso claro inclue, sala, cozinha, banheiro, quarto (ahh lugar dificil! cheio de recordações, abrir o armário revirar as gavetas, organizar tudo! Abrir novos espaços), varanda, entre outros, e ser firme como carvalho! Concordo, mas prefiro o bambu! Você pode até se perguntar, mas Bambu? Tão fino e fragil? Eu respondo:
    O Bambu demora muito tempo para aparcer na superficie do solo, ele cresce em "grupos" e tem "troncos" finos (maleavéis) enquanto o carvalho apesar de ter raizes profundas e fincadas a terra, mas o tronco é grosso e pode se quebrar com um vento muito forte, aprendemos a saber ter raizes fortes e troncos maleavéis, curvarmos diante do Senhor, sermos humildes e sabermos a hora certa de permanecemos sob a proteção do Altissimo, pois assim a tribulação passará e nós no final estaremos lá aos pés do Senhor! (raizes) Protegidos!!! Ah! saibamos também dispojar-mos das nossas vestes! (nao é sair nú por ai nao!) Aprendendo ainda com as arvores aprendermos que na hr da tribulação (inverno) saibamos tirar nossas folhas como no outono e deixa-las na raizes protegendo, note que no outono as arvores se preparam para o inverno protegendo suas raízes, para que quando o frio rigoroso chegar a raiz nao morra! Onde figamos nossa raiz! Em Jesus! Entao, na hr do inverno, vamos dispojar-nos e cairmos na proteção do Senhor! Amém? bjos

    ResponderExcluir
  3. Doce Carvalho ^^ tronco largo e espesso, comparado ao aço (verdadeira armadura contra as investidas do inimigo), raízes profundas que o estabilizam (agarradas em Cristo Jesus, recebendo o verdadeiro alimento)... o que mais querer? ^^ Como já disse São Bento abade "A oração do cristão deve se constituir de FORÇA e SABEDORIA": força para suportar aquilo que vem em nosso encontro (o corpo do carvalho?) e sabedoria para compreender e contornar tudo o que vier (raízes profundas em Cristo :] )
    Paz e bem! ^^ Belo comentário!!
    gostaria de saber quem é e criar um grupo de debates ^^ seria muitoooo bom ^^

    ResponderExcluir